terça-feira, 9 de junho de 2009

Jornalismo Colaborativo

O Jornalismo Colaborativo é um tipo de jornalismo que o conteúdo é produzido por cidadãos comuns sem formação jornalística, que colaboram com jornalistas profissionais. Se caracteriza pela liberdade de produção de notícias, já que não exige formação específica em jornalismo para os indivíduos que participam.
A notícia pode variar, fugindo dos padrões aceitos no jornalismo tradicional, como o lead e a pirâmide invertida. O relato em primeira pessoa, não aceito no jornalismo tradicional, é bem aceito e até indicado nas reportagens produzidas sob o modelo colaborativo de jornalismo. Mas, por outro lado, carece de precisão e controle de qualidade sobre o conteúdo publicado.
O Jornalismo Cidadão ganhou força nos últimos anos nos wikis, blogs e a popularização dos celulares equipados com câmeras digitais, além de outras novas tecnologias de informação e comunicação.
Para os adeptos desta prática, o Jornalismo Cidadão é uma chance de democratização, a partindo de que qualquer pessoa teria acesso à mídia, não apenas como leitor ou espectador, mas como colaborador também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário