quarta-feira, 1 de abril de 2009

Escolhas.

A indecisão ao optar por uma profissão é grande, para a maioria das pessoas, é uma escolha difícil, pois, somos sempre questionados sobre o que vamos ser quando crescer, e qual profissão iremos escolher.
Comigo não foi diferente, começei a pensar na minha escolha aos 16 anos.
Nesta idade eu era uma menina bem alta e magrinha, todos ao meu redor comentavam...
- Monique você tem uma ótima estatura para ser modelo, deveria optar por esta profissão!
Eu cursava o colégio no período da manhã e o período da tarde eu tinha livre, apenas fazia curso de inglês, que era uma hora por dia. Certa vez estava eu passeando no shopping com a minha mãe, e uma moça dizendo ser promoter de uma agência de eventos, me parou e propôs que eu fosse até agência para conheçer, na hora fiquei indecisa, mais acabei indo para ver no que dava.
Após conheçer, fiquei interessada sobre o assunto e resolvi fazer um Book, depois ganhei um curso de passarela, fotografia, etiqueta e comercial. Ao ver meus professores do curso, começei a pensar em fazer Moda. Fiz três meses de curso, e surgiram propostas de trabalho. Mas para conseguir fazer estes trabalhos, eu passava por série de entrevistas (Testes), com muitas meninas bonitas, à concorrência era grande e eu sempre ficava triste quando via meninas chorando ao serem reprovadas ou ao ouvir coisas desagradáveis como: você é gorda, você é baixinha, você tem a pele feia. Por ter passado por algumas experiências desagradáveis deste aspecto, acabei desistindo de cursar Moda.
Com 17 anos, quase terminando o colegial, começei a ser cobrada pelos meus pais, sobre qual curso iria fazer na faculdade, e me sugeriram Hotelaria, na época fui com meu pai conheçer várias faculdades, e entre elas ele me falou que pagaria o curso na Anhembi Morumbi. Achei a universidade muito boa, mais o detalhe era que ao pesquisar sobre Hotelaria, via muitas pessoas que atuavam na área, reclamarem que eram escravos da profissão, pois, não tinham mais fins de semana, nem feriados livres, porque ficavam trancados em um hotel prestando serviço a hóspedes. Assim sendo, desisti da Hotelaria.
Em busca de uma escolha, ao ver um panfleto sobre cursos Técnicos do Senac, perguntei ao meu pai se eu poderia fazer um curso Técnico em Informática, ele adorou a idéia e disse que seria ótimo, pois, informática cabe em qualquer profissão, e eu teria o tempo deste curso para realmente decidir sobre a universidade.
Entrei no curso, me dediquei, fiz 18 anos, estagiei atuando na área de informática, adquiri algumas experiências e me formei no Senac.
Ao completar 18, meu pai começou a deixar eu ficar mais independente, me ajudando bem menos financeiramente.
Então Chegou a hora da minha decisão, Já com 19 anos, através do meu namorado conheçi o movimento ATST - SP, freqüentei as reuniões com o propósito de entrar em uma faculdade, através do meu esforço, pagando com o meu próprio dinheiro. Obtive uma escolha, Turismo, que era próximo de Hotelaria, mais eu não iria ficar trancada trabalhando em um Hotel.Prestei Vestibular na Uni Sant'Anna, passei e quando fui fazer a matrícula, me falaram que eu tinha que optar por um outro curso, pois, não haviam formado turma, eu fiquei triste, mais como já tinha conseguido desconto da associação e a Uni Sant'Anna foi uma faculdade que eu gostei, resolvi escolher um dos cursos que a faculdade possui. Descartei as áreas de exatas, e fui conheçer suas estruturas. Enfim entrei em uma conclusão, como sempre fui bastante curiosa, adoro estar por dentro das notícias e sou comunicativa, optei pelo curso de comunicação e acabei escolhendo Jornalismo, as aulas começaram, gostei dos professores, do método de ensino e espero me interessar cada vez mais, me formar e atuar na área profissional que eu escolhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário